Cheque
Formação Mais Digital
Os candidatos ao Cheque Formação Mais Digital podem beneficiar até 750€/ano para melhorarem ou adquirem novas competências digitais.
Esta medida visa apoiar e incentivar o desenvolvimento de competências e qualificações individuais no domínio digital.
Objetivos
Capacitar os trabalhadores das empresas e das instituições privadas para a digitalização dos processos de modo a alcançar melhores níveis de produtividade e competitividade.
Destinatários
- Qualquer trabalhador, independentemente do seu vínculo laboral
- Trabalhadores de uma empresa/entidade empregadora (trabalhadores por conta de outrem);
- Empresários em Nome Individual;
- Sócios de Sociedades Unipessoais.
Não são elegíveis: relativamente à situação face ao emprego os desempregados
Prazo
Até 30 de setembro 2025
Apoio
750 € de apoio a atribuir por trabalhador e por ano
Tipologia
1. As ações de formação correspondem a UFCD’s (Unidades de formação de curta duração) do CNQ (Catálogo Nacional de Qualificações), ou Formação Extra-CNQ – cursos desenvolvidos à medida (cursos concebidos para responder a necessidades de formação avançadas/específicas)
2. Duração das UFCDs: 25 e 50 horas
3. Condições de acesso para formandos/as:
- Idade Superior a 18 anos e inferior a 66 anos
- Para UFCD’s nível 2: Escolaridade mínima: 6º Ano;
- Para UFCD’s nível 4: Escolaridade mínima: 9º Ano;
- Para UFCD’s nível 5: Escolaridade mínima: Ensino Secundário;
Os formandos que já se encontrem certificados numa UFCD não poderão frequentar a mesma.
Como aderir
1º Passo – inscrição em algum dos nossos cursos
2º Passo – aceder à plataforma do IEFP
3º Passo – Reunir alguns documentos
4º Passo – Preencher o formulário de candidatura.
Para saber mais, clique aqui.
Formato
- Presencial
- e-Learning
- b-Learning
* Mínimo: 16 participantes por ação.
Certificação
Atribuição de certificado de qualificação aos participantes que concluam com aproveitamento a formação e assiduidade superior a 90% da carga horária, de acordo com o estabelecido no nº 1 do art.º 39 da Portaria 66/2022 de 01 de Fevereiro.
A Certificação Profissional Online obtida através desta medida do Emprego Mais Digital é um selo de garantia de que o profissional possui as competências digitais necessárias para se destacar na sua área.
Os cursos disponibilizados pela GTI abrangem várias áreas e diferentes níveis de especialização, permitindo que os participantes escolham aqueles que melhor atendam as suas necessidades e objetivos profissionais.
Para garantir a qualidade e a relevância da formação, todos os cursos são lecionados por instrutores qualificados e experientes. O conteúdo programático é cuidadosamente elaborado para ser prático e aplicável, garantindo que os conhecimentos adquiridos possam ser imediatamente implementados no ambiente de trabalho digital.
O Cheque Formação Mais Digital é uma iniciativa que não só capacita os trabalhadores com habilidades digitais essenciais, mas também promove o desenvolvimento contínuo e a adaptabilidade num mundo digital em constante evolução. É um investimento no futuro profissional dos trabalhadores e um passo importante para a digitalização eficaz das empresas portuguesas.