Sobre Nós
A GTI Portugal foi fundada em 2017, fruto de um processo de cisão da empresa GTI – Gestão, Tecnologia e Inovação. Ao longo deste percurso tem-se destacado no desenvolvimento de soluções de formação, bem como em consultoria, tecnologia e eventos.
Na formação profissional conta com experiência comprovada, nomeadamente ao nível de projetos financiados pelo “Portugal 2020” e sistema aprendizagem, tendo integrado a Bolsa de entidades externas – Medidas de Formação Profissional do IEFP, nas regiões Norte, Centro, Alentejo, Algarve.
É uma entidade formadora certificada pela DGERT em 35 áreas de formação.
Encontra-se organizada em
quatro grandes pilares:
- Recursos Humanos
- Sistema de Gestão
- Tecnologias e Sistemas de Informação
- Rede de Parcerias
Desde 1992 a desenvolver pessoas
e organizações
A GTI, com sede em Braga, no âmbito das suas atividades alargou a sua ação e possui, atualmente, instalações em Braga e Esposende.




As principais áreas de intervenção dos consultores e formadores da GTI são:
Formação*
- Estratégia
- Internacionalização
- Finanças empresariais
- Marketing e marketing de cidades
- Gestão comercial
- Comunicação
- Gestão e organização de eventos
- Recursos Humanos
- Gestão sustentável na Economia Social
- Qualidade, inovação, tecnologias e sistemas de informação
- Desenvolvimento organizacional
*Modalidades: Inter-empresas, Intra-empresas, Formação-Ação, e-Learning
A GTI conta com uma equipa diversificada com um elevado nível de qualificação e experiência profissional.
Dispõe ainda com um vasto leque de consultores e formadores pluridisciplinares que desenvolvem projetos a nível nacional com os seus clientes.
Há uma aposta na qualificação de todos os colaboradores.
História
Ao longo deste percurso, a GTI desenvolveu parcerias e aplicou estratégias para suportar toda a atividade negocial. Isto possibilita um crescimento sólido e capacidade para enfrentar os desafios impostos pelo mercado nacional e, nesta fase, já a preparar a internacionalização da empresa.
2023
2022
2021
2020
Primeira empresa em Portugal a ser certificada pela APCER no referencial NP ISO 21001:2020
2019
2018
2015
2014
Certificação pela APCER Sistema de Gestão de Investigação, Desenvolvimento e Inovação pela NP4457.
2013
Alargamento da Certificação a todas as empresas do Grupo GTI, excluindo a IPE- Investimentos e Participações Empresariais, SGPS, SA.
2012
Participação no projeto europeu Q-Cert-VET (Quality Certification for Vocational Education and Training) nomeadamente, na implementação dos requisitos da norma NP 4512:2012.
Extensão da certificação do sistema de gestão integrando as metodologias definidas para a formação profissional, incluindo aprendizagem enriquecida por tecnologia (NP 4512:2012).
Abertura de instalações em Marco de Canaveses e Penafiel.
2011
Certificação do website pela APCER, segundo a especificação QWEB. Com esta certificação, é evidenciado no seu website a marca QWEB, internacionalmente reconhecida pelas boas práticas em questões de segurança, privacidade e transparência num ambiente de e-business e e-commerce.
2010
Estatuto PME Excelência, atribuído pelo Ministério da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento, através do IAPMEI e do programa FINCRESCE. Reconhecimento atribuído "a pequenas e médias empresas que apresentaram os melhores desempenhos económico-financeiros e de gestão do ano" e que "se evidenciaram pela qualidade dos seus resultados e elevados padrões competitivos, com rácios de solidez financeira e de rendibilidade acima da média nacional, e que contribuem ativamente para as dinâmicas de desenvolvimento e de emprego das várias regiões".
2009
Certificação do Sistema de Gestão de Recursos Humanos, pela norma NP 4427:2004, atribuído pela Associação Portuguesa de Certificação (APCER).
2008
Atribuição do estatuto PME Líder.
2007
Alargamento do seu Sistema de Gestão, certificando-se em 3 normas: NP EN ISO 9001:2000, NP EN ISO 14001:1004 e NP 4397:2001
Registo da marca GTI em Portugal.
2004
2003
2000
Reconhecimento do seu sistema de gestão da qualidade, de acordo com a norma NP EN ISO 9001, tendo em 2003 efetuado a transição de acordo com a norma NP EN ISO 9000:2000.
Atribuição, pelo IAPMEI, do estatuto de "PME - Excelência Serviços 2000", sendo-lhe desta forma reconhecido o seu desempenho económico-financeiro e perfil de gestão, sendo uma das 26 empresas de serviços em Portugal distinguidas.
1998/ 1999
1996
1992
2023
- Desenvolvimento de plataforma MOODLE para formação a distância
2021
- Melhoria da infraestrutura tecnológica para formação a distância, com recurso ao TEAMS Educação
2019
- Implementação de Sistema de Gestão de Desempenho com recurso à App Effectus, desenvolvida pela GTI
2015
- Primeira empresa privada em Portugal a ser certificada pela APCER no referencial ISO 9001:2015
2013
- Alargamento do grupo de empresas GTI, passando o grupo a ser constituído por 8 empresas autónomas.
- Alargamento da Certificação a todas as empresas do Grupo GTI, excluindo a IPE- Investimentos e Participações Empresariais, SGPS, SA.
2011
- Renovação da parceria com Microsoft e atribuição do estatuto de Microsoft Gold Partner para a competência Midmarket Solution Provider. Representa o nível máximo de competência e conhecimento especializado das tecnologias Microsoft.
- Certificação do website pela APCER, segundo a especificação QWEB. Com esta certificação, é evidenciado no seu website a marca QWEB, internacionalmente reconhecida pelas boas práticas em questões de segurança, privacidade e transparência num ambiente de e-business e e-commerce.
2009
- Renovação do estatuto PME Líder
- Certificação do Sistema de Gestão de Recursos Humanos, pela norma NP 4427:2004, atribuído pela Associação Portuguesa de Certificação (APCER).
2007
- Distinção pelo IAPMEI com o prémio PME LÍDER
- Alargamento do seu Sistema de Gestão, certificando-se em 3 normas: NP EN ISO 9001:2000, NP EN ISO 14001:1004 e NP 4397:2001
- Registo da marca GTI em Portugal.>/li>
2003
- Obtenção do estatuto de Microsoft Certified Partner e Cisco Systems Networking Academy.
1998/ 1999
- Abertura dos Centros de Formação nos concelhos de Arcos de Valdevez, Monção, Póvoa de Lanhoso e Vila Verde tendo aumentado o capital social para 35.000 contos.
1992
- A GTI iniciou a sua atividade há 19 anos (1992) com um capital social de 400 contos.
2022
- Abertura de novas instalações em Esposende
2020
- Migração da NP4512:2012 para a NP ISO21001:2020
- Primeira empresa em Portugal a ser certificada pela APCER no referencial NP ISO 21001:2020
2018
- Acreditação nos 4 Vales “Compete 2020” – Industria 4.0, Economia Circular, Comércio e Internacionalização
2014
- Integração da GTI na rede PME Inovação COTEC. Certificação pela DGERT. Certificação pela APCER pela ISO 20121<
- Certificação pela APCER Sistema de Gestão de Investigação, Desenvolvimento e Inovação pela NP4457.
2012
- Admissão na Bolsa de Entidades Formadoras Externas dos Cursos de Aprendizagem 2012, para a Delegação Regional Norte, Delegação Regional do Centro, Delegação de Lisboa e Vale do Tejo.
- Participação no projeto europeu Q-Cert-VET (Quality Certification for Vocational Education and Training) nomeadamente, na implementação dos requisitos da norma NP 4512:2012.
- Extensão da certificação do sistema de gestão integrando as metodologias definidas para a formação profissional, incluindo aprendizagem enriquecida por tecnologia (NP 4512:2012).
- Abertura de instalações em Marco de Canaveses e Penafiel.
2010
- Presença nos distritos de Braga, Porto e Viana do Castelo.
- Estatuto PME Excelência, atribuído pelo Ministério da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento, através do IAPMEI e do programa FINCRESCE. Reconhecimento atribuído "a pequenas e médias empresas que apresentaram os melhores desempenhos económico-financeiros e de gestão do ano" e que "se evidenciaram pela qualidade dos seus resultados e elevados padrões competitivos, com rácios de solidez financeira e de rendibilidade acima da média nacional, e que contribuem ativamente para as dinâmicas de desenvolvimento e de emprego das várias regiões".
2008
- Alargamento da rede de centros de formação na região norte passando a dispor de instalações em Vila Nova de Gaia e Guimarães.
- Atribuição do estatuto PME Líder.
2004
- Abertura das instalações em Matosinhos e nos principais distritos da Região Norte: Braga, Porto e Viana do Castelo.
2000
- Em 30 de Junho de 2000, procedeu à transformação da sociedade que passou a designar-se GTI - Gabinete de Apoio Técnico ao Investimento, S.A., tendo aumentado o seu capital para 280.000,00 euros e abriu instalações em Braga.
- Reconhecimento do seu sistema de gestão da qualidade, de acordo com a norma NP EN ISO 9001, tendo em 2003 efetuado a transição de acordo com a norma NP EN ISO 9000:2000.
- Atribuição, pelo IAPMEI, do estatuto de "PME - Excelência Serviços 2000", sendo-lhe desta forma reconhecido o seu desempenho económico-financeiro e perfil de gestão, sendo uma das 26 empresas de serviços em Portugal distinguidas.
1996
- Sob a designação de GTI - Gabinete de Apoio Técnico ao Investimento, Lda. a empresa abriu instalações, no concelho de Barcelos.
Missão
Melhorar continuamente na satisfação das partes interessadas através de uma intervenção sustentável, do ponto vista social, económico e ambientalmente responsável:
- Apoio a organizações (empresas privadas / públicas, autarquias, entidades da economia social e empreendedores) na prestação de serviços integrados de consultoria, formação, eventos e tecnologias;
- Formação e capacitação das pessoas em múltiplas áreas de atuação e competências;
- Promoção do bem-estar dos seus/suas colaboradores/as;
- Estabelecimento de parcerias efetivas com clientes e outras partes interessadas.


Visão
Todas as empresas do grupo pretendem ser:
- Referência a nível nacional na missão a que se propõem
- Participantes na internacionalização.
Para alargar o seu campo de atuação e capacidade de influência estabelecem, desenvolvem e consolidam parcerias e acordos de cooperação com entidades nacionais e internacionais.
Valores
Ter compromisso com a qualidade, superando as expectativas dos clientes e demais Stakeholders, procurando constantemente a excelência dos serviços prestados.
Estar sempre aberto a novas ideias, tecnologias e abordagens que possam melhorar os serviços oferecidos e agregar valor aos clientes.
Atuar com integridade, transparência e ética em todas as interações com clientes, colaboradores, fornecedores e Stakeholders.
Construir relações de confiança e credibilidade com stakeholders e comunidade em geral
Investir no desenvolvimento e crescimento profissional dos colaboradores, proporcionando um ambiente de trabalho que estimule a aprendizagem, a colaboração e a troca de conhecimento.
Contribuir para o desenvolvimento da sociedade, por via de boas práticas sociais, ambientais e económicas, promovendo a igualdade de género, igualdade de acesso e não discriminação